JEGUE TÁXI 2018 - A festa tradicional de Alagoinha acontece no mês de Dezembro e compreende o período entre o Natal e Ano Novo







A cidade de Alagoinha-PE, a 225 km da capital Recife, hoje conta com uma população de aproximadamente 16.000 habitantes. Sua fundação é datada de 31 de dezembro de 1948.
                                                      A festa tradicional de Alagoinha acontece no mês de Dezembro e compreende o período entre o Natal e Ano Novo, contando com os dias entre 24 de dezembro a 01 de janeiro, de todos os anos.
                                                      Época em que neste período, as famílias vivenciam vários momentos de confraternização, tendo como a mais antiga tradição, denominada o Ramo. O Ramo é uma procissão religiosa que percorre todas as noites as ruas da cidade, acompanhada pela banda de pífanos e a população em geral que, a cada dia, homenageia-se uma categoria de profissionais alagoinhenses, filhos da terra que moram em outras cidades, etc. No final da noite, as festividades se concentram na Barraca principal da festa de rua composta de inúmeras mesas, na qual se apresentam as atrações musicais da programação local.
                                                      E como a mais nova atração que já conta 20 anos, surgiu o Jegue Taxi, que acontece junto à população local nos típicos botequins montados no meio da rua, que se irmana e acolhe os filhos da terra que vêm de longe e aos demais visitantes para confraternizar-se durante o dia, sempre em um dia de sábado ou domingo do período festivo.
SURGIMENTO DO BLOCO JEGUE TÁXI





                                                      No ano de 1998, durante as festividades da tradicional festa, um grupo de amigos se divertiam em um bar no centro da cidade, e decidiram se deslocar até o Bar do Cajueiro, localizado em um bairro denominado Bairro do Machuca; no percurso surge um carroceiro, que foi contratado pelo grupo para levá-los até o citado bar, firmando o compromisso de, em um determinado momento, esse carroceiro retornar para buscar o mesmo grupo. No retorno, os amigos foram levados pelo carroceiro para o Bar de Totonho, onde antigamente foi a residência do Sr. Domineu Paes, Pai e Avô de alguns desses amigos, ficando conhecido como na oportunidade como “casa que vovô morou” – uma alusão à música do cantor Flávio José. Dali, seguiram na mesma carroça percorrendo bares, como um outro bairro, o Bairro do coqueiro, e ali estiveram na BODEGA DO ADALTO, por fim, retornando aos botequins no centro da cidade, onde a diversão continuou.
Desde então, há 20 anos com esta mesma ideia, foi criado o BLOCO JEGUE TÁXI. Bloco este que, reúne aproximadamente 150 amigos e familiares, que percorrem o mesmo trajeto e principais ruas da cidade (acompanhados por banda de forrozeiros), utilizando-se de carroças de burro como apoio, e confraternizando-se com paradas em bares da cidade desde os já citados como os principais da cidade, finalizando seu trajeto nos tradicionais botequins.
Nos tradicionais botequins, finalizam o evento BLOCO DO JEGUE TÁXI, com uma grande confraternização junto à população local, convidados e centenas de pessoas de cidades circunvizinhas que chaga a contar com um público de aproximadamente 1500 a 2000 pessoas, com a apresentação de renomadas bandas conhecidas regionalmente como: Duplas Carlos e Fábio, Ícaro e Vitório, Larissa e Mutra; as Bandas do forrozeiro Assisão, Forró de Candeeiro, o cantor Maciel Melo, entre outros.





BLOCO JEGUE TÁXI 20 ANOS - 2018
Neste ano de 2018, no dia 29 de dezembro com início às 16h, o BLOCO JEGUE TÁXI completa 20 anos, e comemora em grande estilo com uma grande festa, tendo como atração principal a BANDA FULÔ DE MANDACARU, da cidade de Caruaru, e ganhadora no ano de 2016 do Prêmio Superstar da Rede Globo de Televisão.
A organização do evento prevê contar neste ano de 2018, com a presença de 3500 pessoas na grande festa de 20 anos de existência, face o crescente número de participantes e a divulgação nas cidades circunvizinhas e porque não dizer, em todo Estado de Pernambuco.
OBJETIVO: Realizar evento festivo e comemorativo na cidade de Alagoinha-PE, no dia 29 de dezembro de 2018.




PROGRAMAÇÃO
LOCAL: ALAGOINHA-PE
DATA DO EVENTO: 29 de dezembro de 2018
HORÁRIO:
16:00: Concentração nos botequins
16:30: Desfile do bloco
17:30: Doba e Banda ( Homenageado da Festa )
18:30: Carlos e Fábio
21:00: Flor de Mandacaru
22:30: Encerramento

Nenhum comentário