Centro de Saúde da Mulher sedia palestra sobre ações da Campanha Outubro Rosa




Realizando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde a programação da Campanha Outubro Rosa, em Arcoverde, o Centro de Saúde da Mulher sediou na tarde de quarta-feira (24), palestra abordando a importância da detecção precoce do câncer de mama. A atividade, ministrada pela coordenadora do referido centro, Karina Bezerra, também teve ao final uma roda de conversa com o ginecologista do município, Dr Érico Vasconcelos.
Entre os assuntos abordados, as participantes obtiveram informações acerca dos objetivos da campanha, envolvendo especialmente a conscientização das mulheres e da sociedade sobre o alto índice de mortalidade por essa neoplasia. Foram demonstradas a anatomia da mama feminina; fatores de risco que podem provocar o câncer mama, como também o câncer de colo do útero; além de cuidados que o público feminino devem  realizar com frequência, a exemplo do auto-exame das mamas e a solicitação da mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos de idade.
“Quando o câncer de mama é descoberto no início, tem uma chance de 95% a 100% de cura. Quando já é em uma fase mais tardia ou avançada, as chances diminuem para 50%. Ele é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma”, enfatizou Karina Bezerra, ressaltando posteriormente a importância da campanha, não só no mês de outubro, mas durante todos os meses do ano.
Ao final da atividade, as participantes também tiveram a oportunidade de se consultar individualmente com o ginecologista da unidade, agendando quando necessário os seus exames específicos. E no próximo dia 30 de outubro, a partir das 18h, a campanha também será intensificada no Centro de Saúde da Mulher, com a realização do exame citopatológico no período noturno.

O Centro de Saúde da Mulher fica localizado na Praça Presidente Kennedy, nº 455, no bairro do São Cristóvão, em Arcoverde. Outras informações sobre os serviços disponíveis na unidade de referência podem ser obtidas através do telefone: (87) 3822-4024.

Nenhum comentário