Desligamento do sinal analógico: Celpe dá dicas para instalar antena digital
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/q/9/ye3AAWRByC11VC0DFqGw/kit-digital-materia.png)
No dia 5 de dezembro deste ano a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) irá desligar o sinal analógico de TV em Caruaru, Bezerros e São Caetano, municípios do Agreste de Pernambuco.
Para ter acesso aos canais abertos de TV é preciso trocar a antena analógica por uma digital e um receptor digital. O serviço requer atenção e cuidados para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica.
Para isso, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou orientações para fazer uma instalação segura dos equipamentos.
Confira as dicas
O serviço de instalação da antena digital deve ser realizado por profissionais qualificados, utilizando equipamentos de proteção e, sempre, numa distância segura da rede elétrica;
Respeitar a distância mínima de 2,5 metros da rede elétrica antes de definir o local de instalação da antena é muito importante. Também deve ser calculado se, no caso de ventos fortes e queda do aparelho, existe o risco de a estrutura tocar nas linhas de distribuição de energia. Nesse caso, o equipamento deve ser instalado em outro local;
No caso de existir essa situação de risco, procure instalar em um ponto mais distante, respeitando a distância segura;
Caso haja rede elétrica muito próxima do local da instalação da antena, antes de instalar ligue pra a Celpe;
Durante a instalação fique atento. Caso a haste que segura o equipamento quebre e entre em contato com a rede elétrica, não pegue. Entre em contato com a Celpe;
Não utilize materiais flexíveis, como bambus e canos (PVC), para apoiar ou ajudar na instalação da antena;
Jamais faça a instalação em dias de tempestade, com chuvas, raios e relâmpagos.
Até o desligamento do sinal, a Celpe juntamente com a Seja Digital estará realizando ações de conscientização sobre instalação segura. A ação também vai fazer distribuição de kits com materiais educativos para a população.
Nenhum comentário