Detran realiza vistoria em veículos de transporte escolar em Pernambuco



Tem início nesta terça-feira (3) a vistoria do transporte escolar em Pernambuco. Realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a ação busca garantir a segurança dos passageiros que circulam nos 1.317 veículos que fazem parte da frota.


No Recife, a vistoria acontece na Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT), na Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, 859, no bairro da Iputinga, sempre das 14h às 16h. Para os veículos do interior, a inspeção é feita nas Circunscrições Regionais de Trânsito, de segunda a sexta, das 8h às 13h.


A fiscalização, que ocorre duas vezes ao ano, é feita após o pagamento de uma taxa anual de R$ 200. Para os condutores que já fizeram o pagamento no primeiro semestre, o pagamento não é necessário na vistoria do mês de julho.


“Essa fiscalização é importante porque os veículos transportam nossos firdo com a terminação das placas.


Cronograma de vistoria de veículos de transporte escolar em Pernambuco

Data Placas
Entre 03/07 e 06/07 1 e 2
Entre 09/07 e 13/07 3 e 4
Entre 16/07 e 20/07 5, 6 e 7
Entre 23/07 e 31/07 8, 9 e 0

Fonte: Detran-PE


De acordo com o assessor do Sindicato dos Transportadores Escolares de Pernambuco (Sintespe), José Bezerra, os itens de segurança do veículo são os alvos da vistoria. “A fiscalização busca verificar se os veículos têm a tarja de transporte escolar e se todos os bancos têm cinto de segurança”, afirma.



Caso o motorista não leve o veículo para ser vistoriado, é possível pagar multa. “É uma infração grave, que pode render cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a perda do direito de dirigir um veículo de transporte escolar”, afirma Ribeiro.



Nenhum comentário